sábado, 10 de outubro de 2009

Comunicar ou Manipular?



Os meios de comunicação atingem a população com o intuito de informar a população, ou seja, não deixá-la a mercê dos acontecimentos. Foi diante desta necessidade que cresceram, e hoje mesmo o Brasil não sendo um país de primeiro mundo, é um dos países com grande infra-estrutura e bem equipado neste meio. Comunicação é nada mais que tornar comum, ou seja, algo que é compartilhado entre duas pessoas ou mais. Para o convívio em sociedade, necessitamos da interação entre as pessoas que nela vivem. Na sociedade é a peça chave de todo relacionamento, seja ele profissional, afetivo, ou de qualquer outro vínculo; seja verbal, escrita ou corporal. Sem comunicação seríamos seres isolados, não poderíamos formar uma sociedade.

Desde o inicio dos meios de comunicação, o governo que os regia, tinha o intuito de controlar a opinião pública, com isso o que ele impunha era a “verdade nada mais que a verdade”, lembrando que no Brasil o crescimento dos meios de comunicação não surgiu apenas pelo lado econômico, mas sim das ações políticas e militares que dominaram tanto o desenvolvimento dos meios quanto da indústria publicitária. Um exemplo é o documentário Muito Além do Cidadão Kane, que apresenta o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar brasileira, a cobertura manipuladora das Diretas Já e o beneficiamento de alguns candidatos nas eleições presidenciais de 1989. Segundo o documentário, a Rede Globo emprega a manipulação de notícias para influenciar a população. Tudo isso, pelo “monopólio” dos meios de comunicação que Roberto Marinha, fundador da Globo, possuia juntamente ao governo. É assim que vem sendo até os dias atuais, com uma diferença, o controle de informação nas mídias de hoje é “maquiado”, já que existem diversas fontes e modos diferentes de se ter acesso à informação. Já a publicidade movimenta conteúdos superficiais e fáceis de serem consumidos. Seu papel é de informar, divulgar produtos, serviços e marcas, utilizando-se, muitas vezes, do discurso persuasivo (”manipulador”) e também o discurso ideológico, onde é apresentada uma idéia, ou seja, é imposto de maneira sutil o consumo, para assim ser alcançado o objetivo da empresa. Desta forma, ela seduz o consumidor, despertando necessidades e desejos no público. A junção destes, sendo a comunicação e a publicidade, foi essencial para a sua criação de espaço na sociedade. A publicidade é vista como uma chance de aumentar a lucratividade dos negócios, utilizando o espaço que a mídia oferece para veiculação, dando origem ao que se chama de sociedade de consumo.

Assim como uma força maior a publicidade e os meios de comunicação são grandes influências na população. Diga quem alguma vez após ver um comercial de algo muito delicioso, não ficou tentado pela tal guloseima, ou até mesmo por um produto ou serviço? Mesmo os consumidores mais conscientes quem dirá os inconscientes. Contudo, se soubermos utilizá-los focando em vantagens para a sociedade, ou seja, que tenham como objetivo proporcionar o bem comum, a técnica não seria mais considerada antiética, já que não teria mais o objetivo de acumular lucro, beneficiar quem está em seu controle, e fazer o indivíduo comprar um determinado produto, votar neste ou naquele candidato ou escolher certo canal de televisão.



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